- Os sistemas de sensoriamento quando atrelados a técnicas de agricultura de precisão, proporcionam melhorias significativas no processo produtivo e na preservação ambiental, com potencial retorno econômico. Softwares e aplicativos aliados a sensores monitoram culturas, custos, receitas e diferentes fatores de operações.

  • Estação meteorológica – A agrometeorologia, segmento da meteorologia, é votada para as condições atmosféricas e suas influências no ambiente rural. A longo prazo são fundamentais para influência do clima nas plantações. Este conhecimento permite o planejamento de atividades que requer pessoal e maquinário no campo, além de auxiliar na tomada de decisões para realizar intervenções somente quando realmente forem necessárias, economizando, desta forma, recursos financeiros e naturais. Existem diversos sensores para este acompanhamento, dentre eles os sensores de molhamento foliar, que permite monitorar períodos de molhamento em superfícies foliares por formação de orvalho, chuva ou irrigação.

  • Monitoramento de solo - A prática correta da irrigação é uma alternativa para manter a água disponível e evitar problemas na produção. O excesso de água pode aumentar a perda dos nutrientes por lixiviação e também pode aumentar as chances de salinização e diminuir a oxigenação da plantação, gerando prejuízos e aumento dos custos na produção. Por outro lado, a escassez de água pode promover o estresse hídrico na planta, evoluindo para a perda da produção. O estudo do solo proporciona informações necessárias a tomada de decisões e identifica zonas de manejo para a prática da irrigação. Este monitoramento pode reduzir em até 42% do uso de defensivos agrícolas em lavouras.

Nossa solução propõe um mapa interativo, utilizando os pluviômetros e estações meteorológicas, de forma automatizada e em tempo quase real. Além do exposto, podemos realizar monitoramento de culturas, detecção de secas, localização de pragas, estimativas de produtividade, modelagem hidrológica e mapeamento de culturas.